Últimas notícias

Sobre nós

O MadAlegria é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da USP, criado em 2010 e aberto para toda a comunidade que tem como foco a humanização na saúde. Para isso, utilizam-se as linguagens do Palhaço de Hospital e do Contador de Histórias.

O objetivo do MadAlegria vai além de apenas levar algo diferente para o ambiente hospitalar, temos como meta estabelecer um contato horizontal de troca com o paciente, que pode ser potencializado pelo riso ou não. O humor entra como uma possibilidade dentro de uma relação bem estabelecida com o paciente, que não espera a chegada de um palhaço ou de um contador. Por isso, temos sempre o respeito e o cuidado de perguntar: "a gente pode entrar?" e temos sempre o "não" como uma possibilidade de resposta sempre respeitada. A nossa proposição se dá tanto antes quanto depois de entrar no quarto, de forma a olhar que ali existe um outro com infinitas potências e que às vezes basta um olhar, uma canção ou um encontro para despertá-las. A humanização ocorre desta forma a partir de uma proposição artística, como uma consequência clara de uma troca que realizamos.

Para que tudo possa acontecer de forma organizada temos no Mad Alegria um projeto de coordenação horizontal dividido em 4 campos: Artístico-pedagógico, Comunicação, Tesouraria e Administração. Todos trabalham de forma integrada, mas cada um com a sua especificidade. Assim acreditamos que podemos ter uma maior autonomia e um projeto que seja pensado como um todo.

O trabalho realizado pelo Mad Alegria é voluntário. Atendemos no Hospital das Clínicas nas enfermarias de Dermatologia, Obstetrícia e Moléstias Infecciosas e no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). O projeto conta com apoio da Fundação Faculdade de Medicina e Comissão de Cultura e Extensão, além de iniciativas dos próprios voluntários.