MadAlegria

Formação

 

O MadAlegria tem um compromisso ético em relação tanto a humanização quanto a arte e para isso investimos e damos um enorme valor ao processo de formação do Palhaço de Hospital e do Contador de História. A formação consiste em uma capacitação dos alunos com o objetivo de abrir possibilidades e ir cada vez mais se aproximando da linguagem pretendida. Adentrar ao hospital ocorre depois de um longo período de treinamento e de discussão sobre o porquê dessa escolha. Aos poucos entramos no hospital, mas mantendo sempre rodas de conversa sobre como foram as experiências.

O palhaço de hospital recebe esse treinamento através de uma parceria realizada com a ONG dos Doutores da Alegria, grupo de atores profissionais pioneiro no Brasil em levar a linguagem do palhaço ao hospital e criar a figura do médico Besteriologista.

A base do treinamento são jogos teatrais, que tem como objetivo levar os alunos (a maioria sem experiência prévia) a ter um primeiro contato com o que é estar em cena e o que é o jogo como improviso. Assim, o aluno vai se percebendo e se deparando com muitas outras questões que abarcam a sua vida cotidiana como escuta, percepção, olhar, criação, invenção, etc. A figura do palhaço vai surgindo aos poucos, como uma consequência de relações bem estabelecidas e inicia-se um trabalho de lapidação e uma constante (re)construção. A formação de um palhaço é algo que percorre uma vida inteira, a cada dia jogando de forma diferente, a cada quarto encontrando um novo olhar; o que pretendemos é dar elementos iniciais para um constante desenvolvimento.